top of page

A VERDADE SOBRE A ANSIEDADE

Atualizado: 28 de jul. de 2022

Entenda por que a ansiedade não é (necessariamente) a vilã da história.



Se estamos aqui hoje conversando sobre ansiedade é graças a ela. Afinal, a ansiedade nada mais é do que um alerta que nosso corpo emite para nos preparar para algum possível perigo. Sem um pouco de medo e precaução, o ser humano teria se exposto desnecessariamente a riscos, e talvez não tivesse sobrevivido em um mundo que já foi extremamente hostil para nossa espécie. Em resumo, os ansiosos sobreviveram. Logo, a ansiedade é benéfica quando ajuda a te preparar para lidar com perigos reais.


  • Quando a ansiedade se torna um problema?


Basicamente, quando ela lhe impede de viver a sua vida. Quando você deixa de conhecer pessoas novas, trabalhar, estudar, namorar, se divertir, dormir ou qualquer outra atividade importante para ti, é um sinal que algo que não vai bem e é preciso olhar com mais cuidado para a ansiedade.


  • Como seu corpo reage quando você está ansioso(a)?


Você pode sentir o coração acelerar, suar mais, tremer, sentir dores na região do pescoço, náuseas, azia, perceber sua mente ser inundada por pensamentos indesejados e ter dificuldade para se concentrar ou relaxar, por exemplo.


  • Quais são as causas da ansiedade prejudicial?


Podem ser várias. Por exemplo, você pode ser mais propenso à ansiedade por conta de fatores genéticos. Ou ter tido repetidas experiências de vida que lhe causaram medo intenso, agravando a ansiedade. Condições que causam disfunções hormonais também podem desencadear sintomas, como o hipertireoidismo.


  • Ansiedade pode ser uma aliada?


Sim, sentir ansiedade nunca é uma sensação boa, mas por vezes é necessária. Sem ela não teríamos como nos preparar a tempo para lidar com algo que pode ser perigoso. Porém, se a ansiedade está presente até mesmo em situações que não são realmente perigosas ou se está lhe impedindo de realizar suas atividades rotineiras, então ela pode ser patológica e necessita de um tratamento.


Comentários


bottom of page